Rede Sociais:

Dra. Mônica Felici

Tratamento para Cicatrizes

Tratamento para Cicatrizes

O tratamento para cicatrizes é diferente para cada caso e pode variar de tratamentos com cremes, laser a cirurgias plásticas.

 

As cicatrizes podem ter diversas causas, formas e tamanhos, isso significa que os tratamentos para cada tipo também são diferentes.

 

Há diversos protocolos de tratamentos para melhorar a aparência da cicatriz, deixando-a menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia, sempre indicados pelo dermatologista.

 

 

Peeling químico

 

O peeling químico é um tipo de tratamento estético feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa, podendo ser feito para eliminar manchas e linhas de expressão.

 

O peeling químico não pode ser comprado em supermercados, farmácias ou lojas de produtos cosméticos, pois deve ser aplicado pelo médico dermatologista para não ter risco de acidentes ou mau uso do produto, podendo causar lesões.

 


Benefícios do peeling químico

 

  • Eliminação de rugas e linhas de expressão;
  • Redução das manchas de idade ou sol;
  • Redução das cicatrizes de acne e acidentes;
  • Renovação das camadas de pele;
  • Redução da oleosidade da pele;
  • Prevenção do aparecimento de cravos e espinhas;
  • Aumento da produção de colágeno.

 


Microdermoabrasão

 

A microdermoabrasão é um procedimento que realiza a esfoliação física e muito superficial da pele, que pode ser feito por aparelhos específicos ou manualmente, através de dermocosméticos.

 

A esfoliação tem como objetivo limpar a pele com profundidade. Sendo assim, seu princípio básico é uniformizá-la e eliminar as células mortas da camada superficial, que, estando em excesso, deixam o rosto áspero, sem viço e com os poros tampados, o que os impedem de respirar.

 

 

Benefícios da microdermoabrasão

 

  • Clarear manchas de pigmentação; 
  • Eliminar pequenas estrias, especialmente as que ainda são vermelhas; 
  • Eliminar cicatrizes de acne; 
  • Diminuir outras imperfeições da pele.

 


Laser

 

O laser CO2 fracionado é indicado para pessoas que buscam rejuvenescimento da pele, remoção de cicatrizes em geral (como de acne) e estrias, ou o fim da flacidez. Não é possível remover cicatrizes, porém é possível substituir cicatrizes de má qualidade (alargadas, retraídas, escuras) por novas cicatrizes que podem ter um aspecto estético muito melhor e em alguns casos quase imperceptível.

 

Uma cicatriz aceita como normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível.

 

 

Luz Pulsada

 

A luz pulsada é indicada no tratamento para cicatrizes de acne ou que deixam manchas na pele, também pode ser aplicada para melhorar coloração e textura em casos de quelóide.

 

O procedimento é realizado com um equipamento na plataforma de laser,  não é invasivo,estimula produção de colágeno e elastina na pele.

 

Essa técnica reorganiza as fibras de colágeno, diminui os vasos sanguíneos, deixa a cicatriz mais macia e menos vermelha.

 

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é gerada por um aparelho específico que produz calor na pele e atinge diferentes alvos: a melanina que, em excesso, causa sardas e manchas, os vasos sanguíneos, no caso, os micro vasos da face e colo, principalmente, e o colágeno para tratamento de flacidez e rugas.

 


Tratamentos para cicatrizes atróficas

 

As atróficas mais superficiais podem responder bem a tratamentos que renovam a pele, dentre eles:

 

  • Peelings médios (químicos ou com aparelhos - laser, luz intensa, radiofrequência).
  • Microagulhamento sozinho ou associado a estimuladores de colágeno (vitaminas, plasma).

 


Tratamentos para cicatrizes hipertróficas

 

As cicatrizes hipertróficas (mais elevadas que a superfície da pele). Quando muito elevadas, geralmente necessita de ato cirúrgico para retirada do excesso e depois continua o tratamento do local com outros métodos.

 

Se ocorrer uma queloide - que é mais raro no rosto - a técnica para abaixar ou diminuir a cicatriz precisa de muita experiência, pois não pode simplesmente retirá-lo cirurgicamente. Tem que diminuí-lo cirurgicamente para então programar a sequência do tratamento porque o queloide pode voltar ainda maior.

 

 

Casos cirúrgicos no tratamento das cicatrizes

 

Após realizar as incisões, o cirurgião retira toda a cicatriz utilizando bisturi ou tesoura delicada. Não se costuma aprofundar a retirada da cicatriz além do tecido gorduroso da pele, pois geralmente só se retira toda a fibrose e tecido cicatricial propriamente dito.

Copyright 2020 - Agência Tutti Marketing.

SEO e Otimização Google - Sunset

Instagram

Fale comigo agora mesmo

Clínica particular

Clique para chamar