Rede Sociais:

Dra. Mônica Felici

Tratamento para Queda de Cabelo

Tratamento para Queda de Cabelo

O cabelo é importante item da beleza humana, porque emoldura o rosto, registra vitalidade, denota capricho com o corpo e possibilita movimento encantador da cabeça para atrair a atenção do outro.

 

O cabelo pode conferir a um indivíduo diferentes personalidades, estilos e até idades. Isso nos mostra que a importância dos cabelos para as mulheres vai muito além da beleza e estética. Mexer com os cabelos de uma mulher é mexer com sua autoestima, com seu ego, com o seu humor e até mesmo com a sua vida.

 

Para algumas pessoas o cabelo é empoderamento, para outras significa liberdade. Algumas dizem que o próprio cabelo é uma forma de se expressar, já outras dizem que aprenderam a se amar através dele.

 

Os cabelos tem tudo a ver com a autoestima. Confere segurança, beleza, proteção, bem estar. Quem não quer um cabelo saudável, alinhado, e lindo?

 

Desde os primórdios os cabelos permeavam o cotidiano do ser humano, com diferentes penteados, significados e importância.  Os cabelos sempre foram considerados como excelentes adornos nos rostos e historicamente sendo considerados como símbolo de força para o homem e de sedução para as mulheres.

 


Qual é a importância do cabelo na saúde?

 

O cabelo se nutre do equilíbrio de minerais, vitaminas, proteínas, equilíbrio hídrico, equilíbrio hormonal, microbioma intestinal e local (couro cabeludo), suprarrenais, ou seja, a saúde como um todo. Se os cabelos estão saudáveis, sem queda, crescendo normalmente, fortes, com brilho é sinal de que a saúde do corpo está equilibrada.

 


Quedas de cabelos como ocorrem?

 

Uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse, tanto físico como mental. Isso acontece porque o choque do estresse, após um acidente de trânsito ou após o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, pode trocar o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair.

 

O grande problema e motivo de preocupação são quando essa queda de cabelo foge da normalidade. Quando a quantidade de fios que caem é maior do que o esperado, temos uma queda de cabelos patológica, com diversas causas que precisam ser investigadas. Uma delas é a calvície.

 

A queda excessiva de cabelo pode estar relacionada a predisposições genéticas e alterações hormonais, ligadas a distúrbios de tireoide e síndrome dos ovários policísticos, por exemplo. Pode ser também sintoma de doenças autoimunes ou ser desencadeada pelo estresse ou uso de determinados medicamentos.

 

A perda de cabelo como consequência de outras condições clínicas pode ser encontrada em diversas situações, como as listadas abaixo:

 

  • Doenças na tireoide;
  • Desnutrição;
  • Amamentação;
  • Doenças autoimunes ou infecciosas;
  • Excesso de uso de produtos químicos nos fios;
  • Excesso de uso de secador e chapinha nos fios;
  • Uso de penteados agressivos ao couro cabeludo;
  • Estresse;
  • Anemia;
  • Envelhecimento;
  • Alterações hormonais.

 


Falta e excessos de vitaminas no corpo levam a queda de cabelos

 

Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas pode levar à queda de cabelos. Geralmente, a falta de magnésio, ferro e vitamina B predispõe a perda dos fios. O excesso também pode provocar a queda de cabelo. O excesso de cobre no organismo, por exemplo, pode provocar a anemia hemolítica, que resulta na perda dos fios.


O cabelo precisa de zelo e carinho e quando isso não acontece é normal que ele comece a perder o brilho, ficar oleoso e cair. Mas mudando alguns hábitos e começando a reparar que as madeixas também precisam de atenção, isso pode ser evitado.

 


Dicas para evitar a queda de cabelos

 

O tratamento para queda de cabelo na mulher e no homem deve ser feito sob orientação do dermatologista e pode variar de acordo com a causa, podendo ser recomendada mudança nos hábitos alimentares, uso de suplementos alimentares, aplicação de produtos no couro cabeludo ou até mesmo uso de remédios específicos.

 

Algumas dicas e cuidados para minimizar ou evitar a queda:

 

  • Lave os cabelos frequentemente.
  • Evite água muito quente ao lavar os cabelos.
  • Shampoo, condicionador e tônico. 
  • Evite altas temperaturas nos fios. 
  • Cuide bem da alimentação. 
  • Evite o excesso de produtos.
  • Trate a caspa.

 


Tratamentos para quem sofre com queda de cabelos

 

Consulte o dermatologista para saber qual é o tratamento mais indicado para cada caso.

 

Terapia com Luz: A terapia com luz de baixa densidade é um procedimento não invasivo, seguro e eficaz para estimular os folículos, retardar a queda de cabelo e até mesmo incentivar o crescimento. Não há realmente nada que se possa fazer para impedir o aparecimento da calvície.

 

A intradermoterapia:  a intradermoterapia capilar é um tratamento clínico no qual se aplica substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, que controla ou interrompe a queda de cabelos e também estimula a nutrição e crescimento de novos fios.

Copyright 2020 - Agência Tutti Marketing.

SEO e Otimização Google - Sunset

Instagram

Fale comigo agora mesmo

Clínica particular

Clique para chamar